Como o blog Rotina de um Zé, também é cultura, hoje vamos falar dos nomes engraçados e diferentes de algumas cidades brasileiras.
Estava pesquisando sobre isso na internet e encontrei algumas pérolas. A maioria dos nomes engraçados e estranhos estão, na maioria das vezes, associados a algumas particularidades locais e a criatividade dos brasileiros.
Vamos então aos nomes das cidades:
1. Pintópolis – Minas Gerais: Sugestivo né... Mas ninguém sabe dizer a origem deste nome. Localizada a 45 quilômetros do município de São Francisco, e 78 quilômetros do município de Urucuia. E quem nasce em Pintópolis é: Pintopolense.
2. Anta Gorda – Rio Grande do Sul: Por volta de 1900, quando existia no território uma vasta área de mata virgem, entre os rios Guaporé e Forqueta, muitos animais selvagens podiam ser encontrados na região, inclusive Antas. Certa vez abateram uma Anta muito gorda e então passou a ser referência ao local. Quem nasce em Anta Gorda é: Anta-Gordense.
3. Bofete – São Paulo: Com certeza você deve estar imaginando que a origem do nome deve-se por conta de alguma briga, mas não. A origem deste nome é bastante interessante. O território era passagem dos sertanistas tropeiros que guardavam seus mantimentos e pertences numa grande caverna, na época havia um tipo de móvel de origem francesa, usado para estocar alimentos, denominado: Bufett. Com semelhança entre o morro e o móvel para estocar mantimentos, houve a associação entre ambos e surgiu o nome aportuguesado pelos sertanistas “bofete”. Quem nasce em Bofete não é bofeteiro é: Bofetense
4. Lagoa da Confusão – Tocantins: Agora sim, a origem do nome deve ter algo com alguma briga! Nada disso... A primeira vista que tiveram foi de uma linda lagoa azul, a região era protegida por serras e pântanos que dificultava o acesso ao lago, o que gerava muita confusão, daí a origem do nome. Quem nasce em Lagoa da Confusão não é criador de caso é simplesmente: Lagoense.
5. Witmarsum – Santa Catarina: Este é fácil! (Risos). Alguns afirmam que a origem vem do alemão e significa: Estrela Azul. Porém outros afirmam que tem origem inglesa e significa: Filho de Witmar (Mais risos...) que para mim tem muito mais lógica! E quem nasce em Witmarsum é: Witmarsumense.
6. Xanxerê – Santa Catarina: Este também é muito fácil! Está na etimologia da palavra. Tem origem indígena e significa: Campina da Cascavel. Através da junção dos termos xãxã ("cascavel") e rê ("campo, campina"). Quem nasce em Xanxerê não é “sogra” é: Xanxerense.
7. Ubatuba – São Paulo: Este também está claro que é de origem indígena, mas a maioria faz piadinha com este nome, chamando a cidade de “Ubachuva” porque chove muito na região. Mas a verdade é que tem origem do tupi e significa: Ajuntamento de canoas. Ubá dignifica canoa e tyba indica ajuntamento, aglomerado. E quem nasce em Ubatuba não é ubatubense, é: Ubatubano.
Agora tem muitas curiosidades também com nome de pessoas, mas isso vamos falar em outro momento
Nenhum comentário:
Postar um comentário