quarta-feira, 27 de maio de 2015

A evolução chegou na minha área de serviço

            Tudo na vida evolui. Mesmo as coisas que a gente acreditava que nunca precisaria evoluir estão muito diferentes. Uma dessas coisas é a máquina de lavar roupa. A minha máquina não era das mais antigas, e para mim já tinha tecnologia demais. A gente podia ajustar o tipo de roupa e até o nível da água.
            Quando eu comprei esta máquina, há uns vinte anos atrás, nunca imaginei que um dia ela seria obsoleta. Afinal o que tem de mais no processo de lavagem de roupa. Parecia um processo simples e que nunca mudaria, era só colocar a roupa suja dentro, sabão e água e deixar ela fazer o trabalho pesado, nada poderia ser mais simples, mas como tudo evolui, chegou a vez de evoluir a minha querida máquina de lavar roupa. É bem verdade que as vezes ela queria sair pulando pela casa, mas era só sair correndo e subir em cima dela que ela logo se acalmava. Era uma diversão para todos. Em fim... Ela já se foi e deu lugar a uma mais evoluída. Vou chama-la de Novata.
            A Novata assim que chegou já não gostei, foi logo fazendo estrago. Não entrava no apartamento. Tivemos que tirar a porta para ela entrar.
            A instalação da Novata foi um processo normal, sem nenhum transtorno. Um cano de descarga de água suja e uma mangueira para entrada de água. Verificamos a voltagem da tomada e pronto. Estava instalada e pronta para o trabalho.
            A troca da velha pela nova, até o momento parecia ser algo tranquilo, tirando o incidente da porta. Até que chegou a hora de usar a danada.
            Percebi que minha esposa estava muito tempo na área de serviço, calada (Este fato por si só já é muito estranho). De longe fiquei observando-a. Estava de óculos, debruçada sobre a máquina, observando aquele painel cheio de botões e luzes que mais parecia o painel de controle do ônibus espacial: Challenger (Isso mesmo aquele que caiu). Pensei comigo... Acho que a paz vai embora! Não demorou muito e ela...
            - Cheirinho... Vem aqui, por favor!
            Eu, já meio que premeditando os próximos eventos, me aproximei devagar e desconfiado e disse:
            - Hummmm... O que foi?
            - Olha só... Estou com uma dúvida. Vou lavar estes tapetes e não sei onde coloca o material e nem qual programa selecionar.
            - Como assim? Que material? Não é só sabão?
            - Não... Aqui tem uma gavetinha com três repositórios e diferentes níveis de cada produto. A gente tem que colocar sabão, amaciante, alvejante. Mas eu não sei o nível certo para cada produto.
            - Fica tranquila, vou dar uma lida no manual e logo tiro suas dúvidas.
            Peguei aquele manual, que mais parecia uma bíblia e comecei a ler. Sabia que se fosse dar uma lida rápida em todas aquelas capítulos, com certeza, os tapetes seriam lavados apenas na próxima semana.
            Então, fui direto ao ponto onde fala do nível da água e de produtos, orientado pelo índice. Na primeira linha deste capítulo dizia: Por favor, leia o capítulo 67 antes de prosseguir com a leitura deste. Assim fiz... Fui ao capítulo 67 que falava sobre sustentabilidade e economia de água. Comecei a ler e quase chorei com o relato de como devemos aproveitar bem a água e da importância de saber dosar bem os produtos químicos para não degradar o meio ambiente e não estragar as roupas. Depois de uma aula de preservação ambiental e boas maneiras, retornei ao capítulo 22 que tratava sobre o nível da água e de produtos. Na segunda linha dizia: Agora que você está consciente sobre o melhor uso da água e sabe tudo sobre sustentabilidade, podemos falar sobre o nível da água e de produtos, antes, porém, é importante você saber as funções de cada programa deste maravilhoso equipamento, para isso leia os capítulos: 68, 69, 70, 73 e 90. Respirei fundo e fui buscar meus óculos e um lugar mais confortável para sentar, afinal tinha muito que ler.
            Depois de duas horas e meia de leitura, consegui construir uma matriz de funções e necessidades numa planilha Excel que me ajudou a orientar sobre o que eu deveria fazer para cada tipo de roupa, quantidade, quais produtos usar e o nível de cada produto e o mais importante: saber definir exatamente o nível ideal da água.
            A programação da Novata é muito complexa e depende de muitas variáveis.
            Veja abaixo as combinações das variáveis que devemos considerar de acordo com cada programação:
1.    LAVAGEM DELICADA
a.    Roupa íntima
    i.    Definir Quantidade: Muito pouca, Pouca, Tanto bom, Muita.
    ii.    Obs.: Se tiver calcinhas ou cuecas reutilizadas sem lavar reexecutar as fases três vezes. Separadamente das outras peças.
FASES IDEAIS:
·         Molho curto + Agitação
·         Agitação
·         Enxágue
·         Centrifugação
b.    Seda / Lã
        i.    Definir Quantidade: Muito pouca, Pouca, Tanto bom, Muita.
FASES IDEAIS:
·         Molho curto + Agitação
·         Agitação
·         Enxágue
c.    Roupa de Bebê
        i.    Definir Quantidade: Muito pouca, Pouca, Tanto bom, Muita.
        ii.    Obs.: Se tiver peças cagadas, acionar a função Enxágue Duplo Turbo e reexecutar TODAS as fases três vezes.
FASES IDEAIS:
·         Molho longo + Agitação
·         Molho + Agitação
·         Molho curto + Agitação
·         Agitação
·         Enxágue
·         Centrifugação
2.    LAVAGEM PESADA
a.    Tirar - Manchas
b.    Jeans
c.    Pesado Sujo
3.    LAVAGEM ESPECIAL
a.    Edredom / Cobertor
b.    Rápido 19min
c.    Normal / Molho Amaciante
4.    DIA A DIA
a.    Toalha de banho
b.    Roupa de cama
c.    Normal
            Depois de entender os programas e com a planilha Excel em mãos para saber o que fazer, aí ficou muito fácil.
            Colocamos os tapetes para lavar e aguardamos ansiosos o término do trabalho. 
            Acontece que a nossa antiga máquina apesar de barulhenta e revoltada e bruta com a vida, era mais ágil. Batia, pulava, gritava e vazava água, mas era rápida. Agora... Pensa numa Novata preguiçosa. A gente escolhe a programação e liga ai ela fica processando toda aquela informação por três minutos até iniciar (A Esposa logo reclama: Uai... Ela não começou ainda). É um tal de começa a bater e para que Deus me livre. Começa novamente, aí a gente fala... Agora ela anima. Que nada!
            Levou a tarde toda para lavar quatro tapetes e ainda ficou sujo.
            Aiii que saudade da minha “velhinha” barulhenta e maluca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário